domingo, 12 de junho de 2016

RENUNCIANDO O MUNDO PARA VIVER A CRISTO



 RENUNCIANDO O MUNDO PARA VIVER PARA CRISTO 
Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente. (Tt 2:12)
Estamos vivendo num tempo onde muitos dos valores éticos, morais e principalmente religiosos tem sido deturpados. Estamos vivendo num mundo onde as pessoas estão a cada dia mais egocêntricas, consumistas e amantes de si mesmas.
A própria palavra de Deus testifica isso que as pessoas nos últimos dias serão mais preocupadas consigo mesmas, sendo avarentos, presunçosos, soberbos, desobedientes, ingratos, profanos, cruéis e sem amor. Mais amigos dos prazeres deste mundo, do que de Deus. (2 Tm 3:2-5).
A questão é que muitos dessas pessoas de qualidade duvidosa querem andar com Cristo.
Muitos querem andar com Cristo, porém do “seu jeito”, sem algum tipo de RENÚNCIA.
E um dos maiores conflitos desses “novos crentes” é se mostrar verdadeiramente um cristão autêntico num mundo como esse que vivemos.

É se mostrar “verdadeiramente”diferente do mundo.
Neste tempo muitos “crentes ” aparecem em nada diferentes das pessoas sem Deus .
Sendo que muitos desses “novos crentes” agem iguais ou em muitos casos até pior que as pessoas que não conhecem a Deus.
Talvez por falta de um conhecimento mais aprofundado do assunto, muitos se “convertem” sem saber o que envolve ser uma
nova criatura em Cristo. Muitos frequentam e até se batizam , sem entender o significado do que é renúncia.
Renuncia significa abrir mão, desistir de algo,não querer, deixar “voluntariamente”, abdicar, abster, abnegar e repudiar.
As Escrituras mostram tanto no Antigo, bem como, no Novo Testamento que o chamado de Deus exige muitas vezes que renunciemos
em muito da nossa vontade.
… Seja feita a tua vontade..(Mt 6:10)
Abaixo alguns exemplos de renúncia nas Escrituras:
Quando Deus chama Abraão e lhe faz promessas, se formos prestar bem atenção, ele exige também uma atitude de renúncia.
Pois assim diz a palavra de Deus:
“Sai da tua terra…… (Gn 12:1).
Abraão teve que sair de Ur dos Caldeus para a terra de Canaã, até Harã, onde ficaram por um tempo.
O crente tem sair da sua zona de conforto para ser confrontado. Se queremos crescer espiritualmente devemos sair do nosso comodismo e do conforto para viver uma experiência com Deus. Talvez em Ur do Caldeus ,Abraão tivesse tudo que queria, mas foi preciso que ele passasse pelo Egito, para o lugar que Deus mostraria. Como peregrinos nesta terra devemos passar por este Egito (este mundo), mas não se conformar , nem se contaminar com este mundo.
Assim como o Egito não é lugar de israelita, o mundo e o seu modo de viver não é lugar para o verdadeiro crente. O Egito,bem como, este mundo é apenas o lugar de prova do cristão.
O cristão deve ter sua fé provada para que passado o tempo de sua provação nesse mundo ele possa se regozijar naquilo que Deus tem reservado para ele.
Diz assim a palavra do Senhor:
Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 1 Pedro 4:12-13
Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo. (1 Pedro 1:6-7)
Abraão teve sua fé provada nas circunstâncias que passou no Egito. Assim como Abraão muitos crentes são atraídos para o Egito(para este mundo). Foi lá que ele se refugiou no tempo de fome na terra e foi lá que teve que decidir muitas coisas. Havia no Egito água suficiente para sustentar a sua família e suas coisas. Mas foi também no Egito que ele andou distante da terra prometida.
O Senhor permite em sua infinita misericórdia que venhamos a passar pelo Egito, mas deseja que o sustento e a segurança do crente seja exclusivamente Dele em todas as circunstâncias. Masem algumas circunstâncias não é fácil decidir. Foi no Egito que Abraão teve que decidir se dizia que Sarai era sua mulher. Devido a sua insegurança foi que Abraão resolver mentir a faraó dizendo que Sarai era sua irmã e não a sua mulher. Com medo de retalhação para si, para sua mulher e para quem estava ao seu redor foi que ele tomou esta triste decisão. Isso quer dizer que a renúncia muitas vezes vai requerer certo grau de risco para a própria vida.
Isso também ocorreu em outro momento, quando Abraão precisou ajudar a libertar seu sobrinho Ló do cativeiro de Sodoma que este foi levado.
Enfim o ato de renunciar a este mundo não é uma atitude fácil, mas uma atitude de fé.
Embora o mundo venha nos cercar de todas as formas, devemos ter consciência de que se quisermos viver para Deus fazendo a Sua vontade é necessário renunciar há muitas coisas neste mundo.

Um comentário:

  1. … Seja feita a tua vontade...(Mt 6:10)
    Quando digerimos isso, renunciamos. E Ele já tem o necessário para agir.
    Incrível texto, maninho.

    ResponderExcluir